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O mundo dos cosméticos em 2022 e as principais tendências

  • Foto do escritor: Fre Company
    Fre Company
  • 25 de abr. de 2022
  • 4 min de leitura


Que o mercado de cosméticos é um dos mais promissores em nosso país, isso você já sabe! Na posição de terceiro lugar no ranking mundial no consumo de cosméticos, as expectativas para este setor no Brasil estão elevadas.


Para quem participa deste que é um dos nossos mercados mais lucrativos, a espera é de o que Brasil alcance o 2° lugar no mercado de cosméticos do mundo.


Mas se o público consumidor cresce de forma exponencial, você já sabe como chegar aos clientes de forma criativa em 2022?


Fique por dentro das novidades e conquiste ainda mais clientes com as principais tendências do mercado.


Boa leitura!


Redes Sociais estão transformando a busca e o uso de produtos


O modo como os clientes interagem mudou e hoje as redes sociais possuem grande força na promoção e venda de cosméticos.


Segundo estudo divulgado em 2021 pela plataforma CupomVálido.com.br, o Brasil é o terceiro país que mais usa redes sociais. São mais de 150 milhões de usuários ativos.

Uma empresa de cosméticos que está fora das redes perde uma excelente oportunidade de fortalecer a sua marca e aumentar a venda de seus produtos.


E qual é a rede que tem maior projeção hoje?


A influência dos vídeos curtos


A principal novidade de 2022 é o uso do Tik Tok para transformar o modo como vemos os produtos de beleza.


A rede social vem conquistando boa parte do público consumidor, sobretudo pelos seus conteúdos em vídeo.


Na posição de 5º lugar com o maior número de usuários ativos em 2022, o Tik Tok é conhecido por seus vídeos rápidos e danças famosas.


Segundo um conhecido portal de beleza, a nova tendência é repensar a forma de usar cosméticos. Por exemplo, utilizar lápis de sobrancelha para tonalizar a boca, ou o lápis labial que se transforma em sombra.


Os usuários de Tik Tok estão produzindo diversos vídeos relacionados a cosméticos. Eles passaram a perceber que os equipamentos e produtos podem atuar de outras formas e satisfazer objetivos diferentes do convencional.


Ou seja, os consumidores de cosméticos começaram a diversificar e até inovar na maneira que utilizam cosméticos.


Para quem investe nesta área, é bastante importante ficar de olho na forma que seus consumidores estão utilizando seus produtos.


Vídeos como a de uma usuária do Tik Tok que reutilizou uma técnica de 2000 (corretivo branco para estruturar a forma do rosto e iluminar o olhar), tiveram milhões de visualizações.

As empresas que estiverem próximas aos seus consumidores e trouxerem novidades criativas com certeza encontrarão oportunidades incríveis para empreenderem em novos produtos e serviços.


O crescimento das empresas de cosméticos naturais


Com o clamor da população por empresas de cosméticos que prezem pela sustentabilidade e, impulsionados pela pandemia, empresas do segmento “clean beauty” (termo em inglês que significa beleza limpa) crescem nos últimos anos.


Este mercado visa rejeitar produtos sintéticos que são encontrados nos produtos de cosméticos. Assim como seu público consumidor, as empresas optam pela utilização de ingredientes naturais, orgânicos, extraídos da natureza de forma sustentável.


Mesmo que não haja dados do quanto o mercado de “clean beauty” movimenta no Brasil, um estudo realizado pela Nielsen e divulgado pela ABIHPEC relatam que os produtos orgânicos geraram cerca de US$ 406 milhões nos Estados Unidos (8,1% de crescimento) em 2021.


O dado chamou tanta atenção que grandes empresários brasileiros planejam ingressar no mercado internacional. Há desafios, mas não podemos negar que o mercado de “clean beauty” é uma forte tendência para o ano de 2022.


Utilize as redes sociais para promover os seus produtos orgânicos e engajar o público!


Se sabemos que as redes sociais são aliadas para quem empreende com a área de cosméticos e que os produtos orgânicos também se revelam uma tendência, é fato que há uma mudança de comportamento do consumidor.


Os consumidores passaram a exigir mais garantias na hora de compra do produto. Marcas e produtos de beleza devem buscar formas criativas de fornecer aos consumidores todas as informações que eles requerem antes, durante e após a compra.


Se o consumidor ficou mais criterioso, ele irá buscar por mais informações sobre a empresa e o produto. Por conta da ascensão em compras online, o processo de decisão do consumidor se tornou maior.


A publicidade sobre os posicionamentos que seu negócio e marca assumem, assim como quais os ingredientes que seus produtos recebem, podem ser o grande diferencial competitivo para sua empresa.


Uma pesquisa da Mintel retratou que um terço dos usuários britânicos de cuidados faciais tem o costume de verificar a lista dos ingredientes e avaliar a eficácia do produto. Será que campanhas de branding não serão uma tendência do mercado de cosméticos em 2022?


Personalização para o consumidor


Que os consumidores de cosméticos estão ligados nas redes sociais, isso já ficou claro.

Mas já parou para pensar de que forma as pessoas que amam cosméticos se relacionam nas redes socais?


Acostumados(as) com vídeos de “influencers” e seus famosos “recebidos” (quando uma empresa envia seus produtos para o influencer digital), a lógica por trás do conteúdo na rede social é que o influencer recebeu um produto novo, exclusivo e com uma embalagem personalizada.


É a personalização que chama atenção do público consumidor de cosméticos. Usuárias buscam fórmulas especiais para os cuidados com a pele.


Portanto, embalagens sob medida, kits de cuidado e fórmulas personalizadas serão uma forte tendência para quem busca atingir um público consumidor mais criterioso, aumentando a taxa de fidelização da marca.


Considerações finais: foco em personalização e produção de conteúdo


As principais tendências que trouxemos aqui revelam um mercado consumidor cada vez mais criterioso com empresas e seus produtos.


Se você empreende com o mercado de cosméticos, vale se atentar para essas novidades e despender esforços para criar uma marca sustentável e transparente para o seu público.

Se você deseja ver a sua empresa crescer ainda mais nos próximos anos, não deixe de nos acompanhar. Venha revolucionar o mercado de cosméticos agora mesmo!



Referências


https://abihpec.org.br/tres-tendencias-de-beleza-para-ficar-de-olho-em-2022/

https://abihpec.org.br/empresas-de-cosmeticos-naturais-saltam-no-pais-e-miram-internacionalizacao-de-marcas/

https://www.brazilbeautynews.com/como-o-tiktok-vem-contribuindo-para-subverter-o,4307

https://monitormercantil.com.br/brasil-e-o-terceiro-pais-que-mais-usa-redes-sociais-no-mundo/#:~:text=Mais%20de%204%2C2%20bilh%C3%B5es,maiores%20dentre%20todos%20os%20pa%C3%ADses.

https://www.statista.com/statistics/272014/global-social-networks-ranked-by-number-of-users/


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