Cruelty Free e a sua influência nas compras de cosméticos
- Fre Company
- 27 de jul. de 2022
- 4 min de leitura

Hoje existem mudanças muito grandes em diversas práticas no mundo corporativo. Caso as empresas não se adaptem podem existir boicotes, o que reduz as suas vendas e causa enormes desgastes para a marca.
Responsabilidade social, preservação do meio ambiente, melhorias nos processos de produção são bastante importantes para as empresas.
O mercado está cada vez mais exigente e empresas que não tenham comprometimento perdem competitividade.
No mundo dos cosméticos também existe a necessidade por adaptações. Aqui no Brasil, por exemplo, muitas empresas testavam produtos em animais de forma indiscriminada, o que era bastante problemático.
Em 2018 o tema tomou mais projeção a partir de um relatório apresentado no Senado relacionado à limitação de uso de animais para testes em cosméticos.
Embora ainda existam algumas exceções, a intenção é incentivar alternativas tanto para fornecedores quanto para fabricantes que utilizem práticas Cruelty Free.
Hoje existe inclusive uma certificação para empresas que não realizam quaisquer ações que envolvam animais.
Quer saber mais sobre este tema tão importante e como a sua empresa deve se adaptar em um mercado que cobra cada vez mais soluções alternativas que não façam testes em animais? Leia o artigo a seguir!
Cruelty Free: a importância da conscientização contra os testes em animais
Quando falamos em Cruelty Free, consideramos uma categoria de produtos e marcas que são livres de crueldade animal.
Este movimento tem a intenção de abolir o uso de experimentos em seres vivos. Os testes por diversos anos foram tradição para produtos de higiene, cosméticos e limpeza.
Em geral esses experimentos serviam para identificar possíveis reações adversas das substâncias envolvidas nos produtos.
Contudo, graças ao movimento do Cruelty Free, muitas vidas animais são salvas diariamente.
Há relatos sobre diversos animaizinhos que passavam por maus tratos e sofrimento excessivo para no final serem descartados ou sacrificados.
A prática negativa gerou descontentamento do público e fez surgir um movimento de conscientização.
Como funciona o Cruelty Free no Brasil hoje?
O Brasil se encontra no quarto lugar do ranking mundial de consumo de cosméticos, ficando atrás apenas dos EUA, China e Japão.
No ranking de lançamento de cosméticos novos do mercado, o Brasil se encontra no terceiro lugar.
Mesmo considerando a pandemia entre os anos 2019 e 2021, houve um aumento de 5,7% na compra de cosméticos pelos brasileiros e pelo menos 22% na compra de perfumes.
Mas considerando todo esse consumo de cosméticos por parte dos brasileiros, como saber se um produto é Cruelty Free?
Hoje temos instituições como a People for the Ethical Treatment of Animals, também conhecida por PETA, que realiza uma certificação para validar que a empresa não faz testes em animais.
A PETA e a validação de produtos sem testes em animais
A PETA é uma ONG que busca o tratamento ético aos animais, sendo uma das principais relacionadas a ações Cuelty Free.
A entidade possui uma lista de marcas que declararam não utilizar produtos ou ingredientes que foram testados em animais.
Os Produtos Cruelty free possuem certificação da ONG PETA. Diversas marcas também aderiram ao movimento logo após a animação e a proposta “Save Ralph” que viralizou nas redes sociais.
A proposta chocante do curta passou uma mensagem poderosa ao público que passou a boicotar produtos que tenham qualquer envolvimento animal.
Ou seja: hoje, marcas que realizam testes em animais podem ter um grande desgaste frente ao público, causando redução em suas vendas.
O Cruelty Free e o impacto no meio ambiente
O Cruelty Free mobilizou e reforçou a importância dos cuidados com os animais abrindo os olhos de quem consome estes produtos.
Com tanta polêmica envolvida nos experimentos, as marcas se viram forçadas a encontrar alternativas menos letais e menos cruéis com os seres vivos.
Isso resulta em desenvolvimento de novas fórmulas e uso de tecnologia para validar produtos.
Produtos veganos e a proposta Cruelty Free
Embora os produtos veganos e produtos Cruelty Free tenham significados diferentes, é importante ressaltar que a busca por produtos veganos também pressionou o mercado a se adaptar com novas alternativas que causem menos impacto.
Por fim, os pequenos produtores entraram nos mercados com a proposta de cosméticos naturais que considerados ecofriendly, sem sais, parabenos, toluenos etc., o que nos mostra ser possível trabalhar com alternativas que sejam melhores para o consumidor.
A iniciativa deu oportunidade para produtos artesanais e que não causam alergia, sem falar na empregabilidade que gerou pela busca constante de produtos que não fazem mal aos animais.
Essas marcas que trabalham com produtos amigáveis com o meio ambiente estão no topo da lista de compras por pessoas que tenham preocupação tanto com a saúde do corpo quanto com o meio ambiente.
O movimento dos consumidores em busca de melhores alternativas quebra os padrões da indústria que precisa repensar formas sustentáveis para seus produtos.
Confira agora algumas listas de produtos veganos e que sejam Cruelty Free
Existem hoje alguns sites que fazem listas de empresas que são Cruelty Free, o que ajuda os consumidores na hora de buscarem os produtos, ao que veremos abaixo:
Lista Internacional da Peta - traz produtos que não tenham qualquer uso em animais em sua cadeia de produção. Acesse aqui.
Site oficial da PETA – Traz informações e respostas sobre a importância de uma produção Cruelty Free. Acesse aqui.
Grupo VegAjuda – Traz atualizações sobre produtos veganos e também que não contenham maus-tratos a animais. Acesse aqui.
Muitos consumidores fazem pesquisas nessas listas e é possível cadastrar a sua empresa, informando que de fato não faz quaisquer testes com animais.
Considerações Finais
Como vimos, existem diversas empresas que trabalham hoje com práticas que não afetam os animais.
Por meio de tecnologia e melhoria na cadeia de produção é possível ter cosméticos Cruelty Free.
As marcas que ainda realizam ações negativas com os animais são vistas de forma negativa pelo público, o que pode gerar cancelamentos.
A proposta de Cruelty Free vai de encontro às novas medidas de evolução das empresas, sobretudo quando falamos em ESG, que tem relação com Sustentabilidade, Meio Ambiente e Governança.
Caso a sua empresa ainda não seja Cruelty Free, é importante se adaptar o quanto antes para evitar impacto negativo em sua reputação.
Se quiser mais dicas ou ideias não perca tempo. Leia os nossos outros artigos e fique por dentro de tudo que precisa saber!
Referências Bibliográficas
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