A importância do ESG no mundo corporativo
- Fre Company
- 13 de jul. de 2022
- 4 min de leitura
Você sabia que o mercado mudou a sua mentalidade nos últimos anos?
Sim, isso mesmo. As mudanças na cultura empresarial são visíveis e a sociedade sempre as acompanha de perto.
Devido ao comprometimento de empresas com novos posicionamentos há uma maior valorização de suas marcas, atraindo um público cada vez mais exigente.

A mudança de mentalidade das empresas
Antes, o foco total das empresas era o lucro, sem ter qualquer importância com os seus ambientes interno e externo, o que levava a práticas em que faltavam responsabilidade social, ações positivas de governança e sem nenhuma sustentabilidade.
Era comum, por exemplo, o desperdício. Também existiam muitas atividades nocivas ao meio ambiente que tinham total aceitação no mundo corporativo.
Hoje, no entanto, a mentalidade de clientes, investidores e empresas sofreu mudanças drásticas, tendo busca por boas práticas, com novos conceitos que geram grandes impactos na indústria.
No meio deste caminho e por meio de pedidos por melhorias estruturais surgiu o ESG, uma forma de reavaliar processos das empresas que causa um impacto real em sua estrutura.
Quer saber mais sobre a sua importância e como pode afetar a sua empresa? Siga em frente e conheça o ESG agora!
Falamos sobre a necessidade mudança no mundo corporativo, mas onde o ESG se encaixa?
Por meio do Environmental, Social and Social Corporate Governance, popularmente conhecido por ESG, surgiram outros padrões de trabalho, com melhorias nas decisões das empresas de forma mais responsável.
Em nossa língua, o termo ESG pode ser traduzido também como ASG: Ambiental, Social e Governança.
Vejamos agora como funciona cada termo.
O ESG na área Ambiental
Começamos com “Environmental”, que podemos considerar com Ambiental.
Este quesito avalia métricas que tenham impactos no meio ambiente, o que irá mostrar o compromisso da empresa em reduzir desperdícios, diminuir a poluição e mesmo buscar ações que possam beneficiar a natureza.
São empresas que usam energia solar para diminuir gastos de energia, fazem reflorestamento, entre outras ações que minimizam o impacto pela sua produção.
O ESG e a sua importância na área social
Agora, temos a palavra “Social”, que busca o comprometimento das empresas no cuidado com as pessoas.
O termo é amplo, trazendo melhorias para os âmbitos interno e externo da empresa.
Aqui, existem adequações com melhorias para a comunidade e para os colaboradores, por exemplo.
Vemos o compromisso das empresas por meio de algumas ações. Por exemplo, aquelas que fortalecem a diversidade no mercado de trabalho, com igualdade racial e de gênero.
O ESG em sua função de Governança
Quando consideramos a parte de Governança, percebemos questões que envolvem a administração da empresa.
A governança corporativa traz questões como gestão de riscos e compliance.
São ações que reduzem fraudes, desrespeito a funcionários e outras práticas que podem mascarar ações negativas da empresa.
O equilíbrio de ações do ESG dentro das empresas
Como vimos, o ESG traz grandes responsabilidades para as empresas. Cada um dos seus pilares traz princípios que devem ser seguidos de forma equilibrada, pois não adianta, por exemplo, dizer que tem grande foco social, mas gerando fortes impactos negativos no meio ambiente, sem qualquer consciência sustentável.
Também não faz sentido, por outro lado, fazer propagandas de sustentabilidade e tratar mal funcionários, atrasar pagamentos ou mesmo agir com rispidez frente ao público.
Por meio de suas ações as empresas conseguem:
● Mais competitividade no mercado;
● Fortalecimento na captação de investidores;
● Melhoria no ambiente interno, com impacto positivo nos colaboradores.
O ESG e o seu comprometimento com melhorias no padrão das empresas
O ESG traz uma visão muito importante para os empresários, afinal, o conceito já não se trata mais de uma exceção no mundo corporativo, mas uma regra e quem não se adaptar vai perder uma grande fatia de mercado.
Embora o seu impacto seja mais forte em países como China, Estados Unidos e Europa, hoje no Brasil também existe um olhar atento dos clientes e dos investidores quando se trata de empresas que tenham foco em uma produção com as boas práticas do ESG.
Por meio das suas ações, vemos melhorias na área sustentável, no lado social e também na governança das empresas, o que além de trazer uma melhor competitividade, também fortalece a relação entre colaboradores e stakeholders, aumentando portanto a percepção positiva do mercado frente à empresa.
Quando as práticas são levadas em frente pelas empresas de forma real, sem serem apenas um discurso de marketing, há um aumento na reputação da empresa, afinal, o consumidor já não compra mais apenas produtos, mas posicionamentos reais de marcas.
O ESG no mundo dos cosméticos
Quando falamos sobre ESG, não podemos esquecer do mundo dos cosméticos.
Existem algumas que tem o conceito clean beauty, ou beleza limpa. Neste caso, vemos aquelas empresas sustentáveis, com o uso da tecnologia para reduzir os seus impactos ao meio ambiente.
Algumas empresas, como a Natura, tem grande foco no ESG, trazendo grande compromisso, de forma visível.
A empresa é reconhecida mundialmente graças às suas ações sustentáveis e também devido às suas práticas sociais.
Mas existem outras marcas. Hoje temos também a Quintal Dermocosméticos e a Care Natural Beauty, que tem compromisso com uma produção totalmente focada no ESG.
Graças às suas ações, existe uma pressão nas outras empresas para que se adaptem, o que promove melhorias em suas estruturas para que se mantenham competitivas no mercado.
Considerações Finais
Como vimos, existem mudanças no padrão da sociedade, o que traz grande importância para boas práticas no mundo corporativo.
A sua empresa também precisa se adaptar, o que irá trazer impactos positivos frente à sociedade, aos stakeholders e aos investidores.
Por meio do ESG de forma equilibrada, tendo total comprometimento com cada um de seus pilares, é possível ter mudanças significativas com forte impacto, de forma positiva no mundo corporativo.
Não deixe de lado as boas práticas do ESG e reforce a competitividade da sua empresa.
Quer mais conteúdos importantes para a sua marca, que terão um impacto positivo frente aos clientes? Não deixe de ler os artigos de nosso Blog agora mesmo!
Referências Bibliográficas
Comments